Básico de Iluminação- Dando clima as suas salas

1 – Os efeitos das luzes
Primeiro, vamos familiarizar com os diferentes tipos de efeitos de luzes. O mais comum é o Light Bulb. Ative o botão Show Light Meshes para ver a área que o Light Bulb irá afetar.
O Segundo é o Shadow. Ele tem o efeito invertido do Light Bulb e, portanto, é bastante irrealística. Shadows são a ausência de luz e é melhor iluminar uma sala escura com Light Bulbs do que escurecer uma sala clara com Shadows.
O Terceiro, é o Spot light. Ele cria um efeito de luz em formato de um cone. Em contraste com o Light Bulb é alternativo. O Spot light pode ser usado em combinação com objetos de lâmpadas ou podem similar uma luz vinda de um buraco no teto e assim por diante.
O quarto efeito de luz é o Sun. Ele é uma ferramenta muito poderosa que pode facilmente iluminar as suas salas. O Sun é alternativo também, mas ele cria sombras baseado em como o ambiente parece. Na figura abaixo você pode ver a sombra a direita da caixa de Madeira.
O ultimo é chamado Effect. É raramente usado em níveis personalizados, provavelmente porque muitos construtores de fases não sabem o seu potencial. Um rápido exemplo: na figura abaixo nós temos uma lâmpada pendurada no teto e uma normal Light Bulb iluminando a sala. No entanto, o teto está brilhante – a lâmpada está coberta na parte de cima.
Quando você coloca um Effect, ele não irá fazer nada, você tem que configurá-lo primeiro. Nesse caso eu quero escurecer o teto, então, eu diminuo a intensidade (Int) para escurecer a face onde o Effect foi colocado.
Então, básicamente o efeito pode ser usado para corrigir pequenas falhas na iluminação. Note que o Effect irá apenas mudar a iluminação de onde foi colocado, ele não irá afetar Lara ou outros objetos.


2 – Cores e atmosfera
Algo que você precisa considerar enquanto ilumina suas salas é a atmosfera que você deseja alcançar. Something you need to consider while lighting your rooms is the atmosphere you want to achieve. Vamos dizer que você quer construir uma cidade mediterrâneaao entardecer. Maravilhosamente romântico, hein? Escolha as cores quentes e suaves, como laranja, vermelho e rosa.
Ao contrário vamos dar uma olhada nas cores frias. Para criar uma sensação de frio você pode usar tons de azul-acinzentado e um ciano brilhante para iluminar a cena.


3 – Contrastes
Este quarto tem uma cor base laranja (Ambiente) e é iluminado por um sol laranja. Parece uma cena típica ao entardecer, mas ainda parece um pouco estúpido.
Isto pode ser alterado colocando um pouco mais de contraste para a iluminação. Eu defini a cor de base para azul. Assim, os destaques são ainda laranja, mas todas as áreas de sombra são agora azul escuro. Esta é uma combinação de cores que funciona muito bem - a cor das áreas brilhantes é um laranja quente e as sombras são azuis frios.
Isto pode ser feito com combinações de cores numerosas, embora seja aconselhável a utilização de cores frias para as sombras (= cor de base). Aqui estão alguns exemplos: cor de base verde e luz amarelada, dá uma atmosfera bastante assustadora.
O próximo tem uma cor de base azul e rosa claro, parece bastante surrealista mas pode ser utilizado, no entanto ;-)


4 – Exemplos de boa iluminação
O melhor que você pode fazer é melhorar o seu sentimento para uma boa iluminação e jogar os jogos originais de Tomb Raider, especialmente TR5. Aqui está um exemplo da excelente atmosfera e iluminação.
Esta é uma tela de TRC, dê uma olhada de perto as cores usadas: baixa saturação, muito cinza. Maravilhosamente frio e desolado.

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